a história sobre setembro amarelo

Porque Setembro foi sido escolhido como mês de conscientização e prevenção do suicídio e porquê amarelo foi a cor escolhida para representar a campanha?



O mês de Setembro foi escolhido como o mês de prevenção ao suicídio pois dia 10 de Setembro é o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. Aqui no Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) aproveitaram o mês para criarem a campanha Setembro Amarelo, que acontece desde 2015.

Quanto à cor amarela, foi escolhida como representação da Campanha através de uma fundação chamada Yellow Ribbon (Fita Amarela), que foi fundada em 1994 porque neste ano, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, conhecido pela família e pelos amigos como “Mustang Mike” pois era um fã do Ford Mustang, e comprou um exemplar antes mesmo de ter idade para dirigir. Mike restaurou seu exemplar, de 1967, para usar como seu primeiro carro. Trabalhou sozinho, e pintou a carroceria de amarelo brilhante.

Os pais de Mike o encontraram 7 minutos depois dele ter tirado a própria vida dentro do carro. Depois de sua morte foi descoberto que Mike tinha sinais de depressão e não estava sabendo lidar com um término de um namoro. O que parece ser algo comum, devido ao término, porém se não for olhado com atenção, ou se a pessoa em questão não saber pedir ajuda, o final pode ser fatal, assim como o de Mike.

Conversando com os jovens, os pais de Mike viram que a tragédia de seu filho não precisava ser em vão. Foi quando eles tiveram a ideia de criar “lembranças” de Mike. Daí que surgiu a ideia das fitas amarelas, como o Mustang de Mike, cada uma delas presa a um cartão escrito “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”.

Os pais e amigos de Mike confeccionaram 500 cartões com fitas amarelas e, durante o funeral, colocaram todos em um cesto. No fim da cerimônia, todos os cartões haviam sido levados por alguém. Semanas depois, Dale e Darlene Emme começaram a receber ligações, cartas e emails de pessoas que haviam recebido o cartão de alguém. Pouco tempo depois a iniciativa ganhou repercussão nacional.

Desde então começaram várias campanhas de prevenção pelo mundo, e em todas, a cor amarela é usada para representar a campanha a fim de homenagear o jovem apaixonado pelo Mustang 1968 amarelo.

ATENÇÃO: Se precisar conversar sobre seus sentimentos, dores, descobertas, e dificuldades, de forma sigilosa e sem julgamentos, BUSQUE AJUDA! Ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou procure-os na internet, é gratuito! Sua vida vale MUITO !! 🙏💛

Setembro Amarelo-2






Adicionado a lista!

A peça foi adiciona a sua lista de pedidos. 

Ir para a lista de pedidos